Hiperbitcoinização
Desmonetização induzida pelo Bitcoin
Este artigo trata da possibilidade da desmonetização de moedas induzida pelo Bitcoin, ou hiperbitcoinização, que é o que aconteceria com qualquer moeda infeliz que se colocasse no caminho da dominação mundial pelo Bitcoin. Se isso acontecer, a moeda perderá valor rapidamente à medida que o Bitcoin a substituir. Como seria esse evento e como ele pode ser entendido economicamente?
Comparação com a hiperinflação
A desmonetização refere-se a um processo pelo qual as pessoas deixam de usar um bem como moeda, e a hiperinflação é um tipo de desmonetização, é quando o governo inflaciona a moeda em um ritmo acelerado. A hiperbitcoinização é um tipo diferente, embora pareça (superficialmente) semelhante. Em ambos os tipos de eventos, os preços da moeda condenada dispararão até que ela deixe de ser uma moeda
Há duas diferenças essenciais entre a hiperinflação e a hiperbitcoinização. A primeira é que uma moeda hiperinflaciona com a concorrência restrita de outras moedas, enquanto a hiperbitcoinização ocorre devido à concorrência com o Bitcoin. Isso ocorre porque os controles de capital são muito mais eficazes em outras moedas fiduciárias do que no Bitcoin, portanto, é fácil para o Bitcoin cruzar fronteiras e competir com qualquer coisa.
A segunda é que, em uma hiperinflação, o governo expande a oferta de dinheiro para superar as expectativas de inflação das pessoas. A desmonetização ocorre como resultado de sua interação destrutiva. Já um evento de hiperbitcoinização não precisa ser acompanhado por nenhuma mudança na oferta de nenhuma das moedas.
À medida que o governo cria o hábito de inflacionar a oferta de moeda, seu povo cria o hábito de prever o aumento dos preços. Isso impede que o governo ganhe tanto a cada vez que inflaciona. Assim, para obter o mesmo resultado, o governo precisa inflacionar mais. O dinheiro perde valor quando as pessoas antecipam uma inflação tão forte que não conseguem gastá-lo com rapidez suficiente.
A hiperinflação é um ato empreendedor por parte do governo, no sentido de que envolve uma intervenção em constante mudança que impede a formação de um equilíbrio. O governo deve alterar continuamente seu próprio comportamento para ficar à frente do comportamento de seu povo. No momento em que eles começam a antecipar sua política futura, o governo deve mudar a política aumentando a taxa de inflação.
A hiperbitcoinização é uma transição voluntária de uma moeda inferior para uma superior, e sua adoção é uma série de atos individuais de empreendedorismo em vez de um único monopolista que manipula o sistema.
Opa, você acabou de ser bitcoinizado!
Com base nessas duas diferenças, faço duas previsões sobre um evento de hiperbitcoinização.
- Um evento de hiperbitcoinização será muito mais rápido do que um evento de hiperinflação. Tenho dois motivos para isso. Primeiro, o governo terá muito mais dificuldade em impedir a entrada de bitcoins no país devido à impotência dos controles de capital sobre eles. Segundo, a hiperinflação é inerentemente uma tentativa de enganar as pessoas, enquanto a hiperbitcoinização é bastante regular e previsível (pelo menos em comparação). Portanto, as pessoas perceberão mais facilmente que é melhor mudar. Portanto, por mais rápida que seja a hiperinflação, a hiperbitcoinização será ainda mais rápida. Ela ocorrerá muito mais rápido do que você espera.
- A hiperbitcoinização não desestruturará a economia quase no mesmo grau que a hiperinflação. A moeda é o instrumento da divisão do trabalho, e a hiperinflação faz com que ela não seja confiável e força as pessoas a usarem alternativas piores. Em um evento de hiperbitcoinização, as pessoas mudam de uma moeda fundamentalmente inferior para uma superior, enquanto em um evento de hiperinflação as pessoas só mudarão para uma nova moeda quando a moeda antiga se tornar pior do que a próxima melhor alternativa, como ouro ou detergente. A hiperbitcoinização deve ser acompanhada por um rápido aumento da produtividade e da riqueza.
A hiperbitcoinização provavelmente será um período confuso para todos, como uma segunda adolescência. Entretanto, uma vez terminada, ninguém conseguirá imaginar como conseguimos sobreviver com o sistema anterior.