Allan Raicher é co-host do canal Bitcoinheiros (YouTube) onde vem há anos trazendo grandes contribuições ao público do Brasil.
1. Quando e como você conheceu o Bitcoin?
Um dia aí…
2. Qual é a função mais importante do Bitcoin?
Existir.
Bitcoin é *apenas* a descoberta do dinheiro. Até a efetiva realização da primeira transação (Satoshi – Hal Finney), a civilização humana não havia transacionado com dinheiro de verdade. Todas as trocas efetuadas antes do Bitcoin foram feitas com análogos imperfeitos do que podemos entender como dinheiro.
4. De que forma o Bitcoin mudou você? Quais os valores que te levaram à toca do coelho?
A única coisa que o Bitcoin mudou na minha vida foi que me proporcionou muitos amigos com interesses em comum.
Os que amam a liberdade acima de qualquer outra coisa.
6. Quem é Satoshi Nakamoto?
Quem é John Galt?
7. Qual a frase sobre o Bitcoin que você mais curte?
“It might make sense just to get some in case it catches on. If enough people think the same way, that becomes a self-fulfilling prophecy.”
8. Quais são os maiores obstáculos para a ampla adoção do Bitcoin? A hiperbitcoinização é inevitável?
A hiperbitcoinização aconteceu em 03 de Janeiro de 2009, ou seja, no dia do lançamento do Bitcoin ao público. A partir deste evento, a entropia registrada na história da timechain criou uma cisão na história da realidade objetiva e os incentivos intrínsecos do design original do Bitcoin passaram a valer e a se tornarem exponencialmente mais sólidos a cada 10 minutos, aproximadamente.
A adoção do Bitcoin é uma questão de tempo, literalmente.
9. Em 2140 é esperado que o último satoshi seja minerado, qual mensagem você deixaria para esse evento futuro?
Eu sabia.
Que isso? Acabamos de nos conhecer.
11. Você se considera um evangelizador do Bitcoin? Se sim, consideraria ser um cavalo de tróia pra espalhar a palavra?
Me considero um chato, apenas. Um chato a serviço da verdade.
12. Qual a relevância dos movimentos adjacentes do Bitcoin? (Ex: Maximalismo, Dieta carnívora, Jesus Cristo, Conservadorismo, Armas, Red Pill, Imperativo moral e afins.)
Para o Bitcoin? Absolutamente nenhuma relevância.
Todas as coisas boas são resultado dos incentivos alinhados. Sempre foi assim. Sempre será assim.
O mundo é maravilhoso. Existem inúmeros mistérios a serem descobertos. Lugares lindos a se conhecer. Pessoas de valor enorme espalhadas por todas as partes. Futuro brilhante à frente.
O segredo é cultivar a mente curiosa e entender que a realidade é real. Pessoas ruins sempre existiram e sempre vão existir. Procurar se relacionar e se educar apenas entre os melhores dos melhores e se estabelecer geograficamente sempre no melhor lugar possível.
Isso não existe.
Bitcoinheiros, obviamente.
Mas não tente entender bitcoin antes de entender a natureza do dinheiro e a filosofia que o acompanha. Portanto eu acredito que uma formação em escola austríaca e principalmente em Objetivismo é imperativa para alguém que queira entender profundamente os “porquês” antes dos “como”.
Atlas Shrugged (A Revolta de Atlas).
Se Satoshi se inspirou nesse livro, você também pode se inspirar.
Outros:
- The Fourth Turning
- The Sovereign Individual
- Antifragile
- Philosophy: Who needs it
Bitcoin é o projeto social. Qualquer ação feita em nome dele eu considero uma heresia. Pode me chamar de xiita tóxico se quiser. Eu condeno todas as pessoas que usam Bitcoin pra fazer proselitismo, inclusive quando o desfecho é positivo.
Não tenho um centavo, infelizmente.
El Salvador é apenas o resultado da percepção de um governante sobre a vantagem de se ser o primeiro a adotar um instrumento que se mostrará inevitável para qualquer soberano que tiver a intenção de continuar existindo durante os próximos séculos. Parabéns ao Bukele pela percepção correta.
Ao compreender a teoria dos jogos de forma integral.
Só tenho opinião sobre coisas. Jamais sobre pessoas.
Não odeio nenhuma shitcoin. Todas existem porque precisam existir.
Bitcoin não tem detratores porque ele é absolutamente neutro com relação a qualquer pessoa que existe. Nada nem ninguém possui o poder de alterar as leis da física e os incentivos intrínsecos ao design do Bitcoin.
Se você conhecer alguém que adora shitcoins mas que é uma boa pessoa, seja amigo dela e tente aprender com ela.